Logo
Text
Home A Escola Bandeira Produtos Hino Mascote Contato
Banner
 
     
 
A Escola
FILOSOFIA

A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALGODÃO DOCE QUER SER UM LOCAL ONDE A CRIANÇA POSSA RESGATAR SEUS VALORES, VIVER SEUS ANSEIOS E DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES.TENDO COMO PROPÓSITO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E HARMONIOSO DE CADA CRIANÇA, RESPEITANDO SUAS NECESSIDADES FÍSICAS, EMOCIONAIS, ESPIRITUAIS E INTELECTUAIS QUE PRECISAM SER ATENDIDAS NUM AMBIENTE ALEGRE, SAUDÁVEL, SOLIDÁRIO E DESAFIADOR.

PROPOSTA PEDAGÓGICA...

A Escola de Educação Infantil Algodão Doce, segue os modelos teóricos de base construtivista e sócio interacionista do desenvolvimento e da aprendizagem.
Estes modelos explicam o desenvolvimento e a aprendizagem como resultantes da interação entre a criança e a realidade.
A autonomia é um dos princípios que defendemos na nossa proposta, pois é construída a partir de situações que levem os sujeitos a decidir, ter iniciativa para as ações com crescente responsabilidade com o mundo físico e social. É nosso papel encorajar a espontaneidade da criança através do pensamento crítico e autônomo.
As turmas de crianças de 4 meses á 2 anos utilizam como ferramenta norteadora os Livros didáticos da Editora Positivo G1 e G2, onde estes trabalham a identidade e o reconhecimento do corpo, da voz e das coisas (seres, objetos) que os rodeiam, trabalho realizado com ênfase na socialização e interação das crianças.
Para as Turmas de 2 á 4 anos nossa proposta pedagógica é desenvolvida por meio do uso do livro didático do Projeto Eco Mirim, da Editora Positivo, que visa construir conhecimentos de maneira global e integrada, com o processo de ensino voltado ao favorecimento de competências fundamentais para as crianças, envolvendo as cognitivas, motoras, afetivas, sócias, éticas e estéticas. As crianças são participantes ativas do processo de aprendizagem e esta aprendizagem é construída considerando as necessidades das crianças compreendendo que, para elas, conhecer o mundo envolve a fantasia, o brincar e o movimento.
A turma de 5 anos desenvolve o trabalho pedagógico por meio do uso do Livro Didático Grupo 5 Coleção Mais Cores. A proposta para este segmento compromete-se em organizar atividades e experiências de ensino de maneira gradual e sistemática, tendo em vista favorecer a aprendizagem adequada ás crianças que necessitam desenvolver diferentes habilidades. As ações educativas portanto fundamentam-se na exploração de atividades de ensina que repercutam em aprendizagem.
Já a Turma do contra turno escolar denominada de Jornada Ampliada, desenvolve seus trabalhos utilizando como ferramenta os Livros de Educação Ambiental e Empreendedorismo do Projeto Integrado da Editora Opet. Na Educação Ambiental o aluno e a aluna tem a oportunidade de manusear diferentes textos e imagens que facilitam a conscientização acerca das formas de interação do ser humano com a natureza e a importância de uma ação responsável e sensível para conservar o ambiente saudável. Possibilita o exercício de atitudes e de valores por meio de atividades e de projetos que mobilizam a comunidade escolar. No Empreendedorismo o aluno e a aluna são estimulados a participar de um empreendimento por meio do levantamento de suas necessidades e da comunidade, além de aprender a definir sua missão e visão de futuro; a formular objetivos e a estabelecer estratégias para alcança-los; a lidar com os assuntos de produção, de finanças e de divulgação; a desenvolver trabalho em equipe e capacidade de liderança. O projeto busca ainda, desenvolver as habilidades necessárias para transformar o aluno e a aluna em empreendedores, como iniciativa, decisão, responsabilidade, senso de trabalho em equipe, planejamento, organização, otimismo e persistência.
Nesta turma assim como nas outras utilizamos também outros projetos como: Literário, Emoções, Vamos Filosofar, trabalhando Dinâmicas de grupos e Trabalhos Manuais que venham ao encontro da necessidade das crianças.
Além do carinho e da proteção buscamos sempre transmitir para as crianças uma educação de qualidade.
Para nós educação, carinho e proteção são essenciais.


FUNDAMENTACÃO TEÓRICA


Partindo-se do princípio de que a criança quando chega á nossa escola traz toda uma gama de experiências construídas no ambiente histórico-social em que vive, fundamentamos nossa proposta para a educação infantil em autores como VYGOTSKY e PIAGET.
A partir da visão destes teóricos, a educação infantil deve priorizar um ambiente onde todas as crianças tenham a possibilidade de se desenvolver e aprender, onde o acesso aos conhecimentos acumulados seja enriquecido através de novos conhecimentos, valorizando-se a cultura, a arte e o lúdico.
“A aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características humanas não naturais, mais formadas historicamente”(VYGOTSKY)
Segundo PIAGET, “A educação é um todo indissolúvel e não é possível criar personalidades independentes (autônomas) no campo ético, se a pessoa é subjulgada intelectualmente ao aprendizado pela rotina sem descobrir a verdade por si mesmo... se a sua ética consiste na submissão ao que ligam cada indivíduo a um professor, todo poderoso, ele não saberá ser intelectualmente ativo.
Para VYGOTSKY e PIAGET que defendem a tese de que o conhecimento é construído ativamente pelo aluno e não apenas pelo professor... tanto o professor quanto o aluno compartilham os acontecimentos prévios que possuem sobre o conteúdo que será abordado. Cabe ao professor mediar o conhecimento inicial da mesma para estimula-la na construção de novos conhecimentos mais sistematizados.



PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ( 1998, p. 33) “[...] é função do professor considerar como ponto de partida, para sua ação educativa, os conhecimentos que as crianças possuem, advindos das mais variadas experiências sociais, cognitivas, afetivas a que estão expostos.”
Através da observação e da exploração do mundo social e natural e ao enfrentar os desafios propostos pela vida diária e pela escola, a criança aprende escolhendo procedimentos a serem adotados para a solução de problemas que lhe são significativos, buscando explicações para as situações vivenciadas, formulando perguntas, procurando informações, vivenciando sentimentos, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos adquiridos e estabelecendo relações variadas entre eles. Este aprendizado é enriquecido com projetos, passeios e muitas atividades significativas e interessantes.
As atividades do Livro Didático constituem uma concepção de ensino, uma maneira diferente de favorecer a compreensão das crianças sobre os acontecimentos que circulam dentro e fora da escola e de ajuda-las á construir sua própria identidade.
As atividades criam condições favoráveis para a construção de conhecimentos pelas crianças, transformando-as em participantes ativas do processo ensino aprendizagem, através do planejamento coletivo e da atuação efetiva nas atividades que integram o projeto.
Nas nossas atividades são trabalhadas várias áreas do conhecimento de uma forma interdisciplinar, o conhecimento de si e do outro permeiam as atividades desenvolvidas.
Partimos do princípio que o professor deve contemplar a brincadeira como princípio norteador das atividades didático pedagógicas, possibilitando ás manifestações corporais, encontrando significado pela ludicidade presente na relação que as crianças mantêm com o mundo.
PIAGET diz que “a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança, sendo, por isso, indispensável á prática educativa.
Numa visão sócio-interacionista, o brincar dá a criança oportunidade para trabalhar os conteúdos por elas vividos, permitindo a reconstrução do cenário necessário para que sua fantasia fique mais próxima da realidade que vivenciou, transformando objetos e assumindo personagens.
A brincadeira é considerada por muitos especialistas, de grande importância para o desenvolvimento motor, mental, emocional e social da criança.
“O brincar é uma situação imaginária, criada pela criança, em que desejos irrealizáveis podem ser realizados.” (VYGOTSKY)
Segundo VYGOTSKY (1998, p.31) [...] o brinquedo cria na criança, uma forma de desejos a um “eu” fictício, ao seu papel no jogo e suas regras. Dessa maneira, as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade.
Através do brinquedo, da brincadeira, a criança pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima e a cooperação. O modo como a criança brinca revela seu mundo interior, e isso permite a interação na criança com outras crianças e a formação de sua personalidade. Por isso nossa escolinha dá condições e promove situações de acordo, com as necessidades das crianças, oportunizando estimulação para seu desenvolvimento integral.






 
     
 
(47) 3339-2735
Rua Hermann Tribess, 105
Fortaleza - Blumenau/SC
Facebook E-nology